Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bolo de morango com nata e creme

Em todos os meus aniversários foi servido Bolo de morango com nata, a exceção do primeiro, cuja escolha não foi feita por mim. A mãe me perguntava de que sabor eu queria o bolo e, eu respondia convicta que queria de morango com nata. Era muito engraçado ver a carinha da mami decepcionada dizendo que no ano anterior já tinha sido de morango com nata. Mas que nada, e eu lá estava me importando com o outro ano. É meu preferido e o aniversário é meu! hahaha.
Opa, hoje não é meu aniversário, não! Mas conversei com três pessoas sobre aniversário hoje, e este assunto só me faz pensar nele, no magnífico bolo de morango com nata.
Observação: meu primeiro bolo!

Pão-de-ló

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo;
1 colher (chá) fermento químico;
1 colher (sopa) essência de baunilha;
4 ovos;
1/2 xícara de açúcar.

Modo: Aquecer em banho maria as claras com o açucar, até amornar. Bater em alta velocidade na batedeira. Acrescer a este merengue as gemas, a essência de baunilha. Peneirar o fermento e a farinha, baixando a velocidade da batedeira.
Untar uma forma de fundo falso e levar ao forno a 180ºC por mais ou menos 30 minuto.

Tire do forno e deixe esfriar, mas desenforme ainda quente. Para cortar o pão-de-ló ao meio, passe a faca em torno dele sem aprofundar e, em torno desta fenda coloque uma linha de costura e faça um nó. Assim, a linha irá cortar o pão-de-ló uniformemente.

Creme de Confeiteiro

300mL de leite
100g açúcar
2 gemas
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo: na panela coloque o leite e a baunilha para ferver.

Nisso, bata as gemas, açúcar e o amigo até clarear. Quando o leite ferver, diminua a velocidade e junte o leite à mistura de gemas. Bata por uns 2 minutos (vai espumar deveras). Volte tudo para a panela, em fogo baixo, e mexa até engrossar. Deixe esfriar.

Creme de nata e morangos

1 bandeja de morangos frescos picados
1 pacotinho de gelatina de morango
200ml de nata ou creme de leite sem soro

Modo: Misturar delicadamente os ingredientes.

Merengue para confeitar

2 claras
1 pitada de sal
6 colheres de açúcar
50ml de água

Modo: Bater as claras em neve, com o sal (é só uma pitadinha). Fazer uma calda, bem leve, e colocar fio a fio, delicadamente sobre as claras batidas, e bater em velocidade máxima, por 20 minutos.

Montagem

Coloque primeiro creme de confeiteiro, depois a nata com os morangos. Enfeite com o merengue

Um comentário: