Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2009

Dia 29 é dia de Nhoque de Ricota

Esta estória é coisa da minha tia Noemia. Na casa dela é sagrado (pelo menos na minha cabeça é). Todo dia 29 tem Nhoque no almoço. E com dois molhos, de carne e de frango, porque o tio Luiz não gosta de frango. :) Mas o fato é que eu nunca soube o porquê desta combinação nhoque x 29. Primeiro, eu achava que rimava nhoque com vinte e nove, mas depois eu comecei a desconfiar que não rimava tanto assim para justificar o motivo. Perguntei a tia Noemia e, ela me disse que comer Nhoque no dia vinte nove era uma simpatia para se ter sempre dinheiro. Opa, isso é bom! Por este motivo, decidi chamar isso de "estória da tia Noemia" e não história. A diferença entre história e estória é a REALIDADE. História é fato real, acontecido, enquanto estória é ficção, causo. Sendo história ou estória, convenhamos: nhoque é uma delíciaaaaaaaaaaaa dia 29 e também nos demais dias.




Ingredientes para o Nhoque:

250g de ricota;
1 ovo levemente batido;
½ xícara (70g) de farinha de trigo (não use mais do que isso, se não, endurece o nhoque!);
¼ xícara de temperinho verde picado;
1 colher de sopa de noz moscada e pimenta do reino;
1 saquinho de sazon embalagem branca;
1 colher de sopa de manteiga para refogar;
Muzzarela ralada para refogar.

Temperinhos:
2 colheres de sopa de folhas de manjericão picadinhas
2 colheres de sopa de temperinho verde picadinho

Para o nhoque: coloque a ricota amassadinha com um garfo, o ovo, a farinha de trigo, a salsinha, com o sazon e a pimenta do reino numa tigela e mexa até que todos os ingredientes se combinem.

Coloque a massa numa superfície levemente untada com farinha de trigo e enrole a massa tipo linguiça e corte um a um os seus nhoques.

Ferva água numa panela, e cozinhe o nhoque; deixe cozinhar por mais 30 segundos e retire-as cuidadosamente da panela com a ajuda de uma escumadeira.

Aqueça a manteiga, gratine os temperinhos e polvilhe com muzzarela. Assim que o queijo derreter, derrame sobre o nhoque, e se delicie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário