Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pão Colonial


Fermento é muito delicado e extremamente fundamental para um pão ou bolo. Tu sabe a diferença entre fermento químico e fermento biológico? O químico é aquele branquinho, usado em bolos. A massa fica fofinha e levemente aerada. Não cresce quase nada, e não reage com líquidos mornos nem com açúcar.
Já o fermento biológico pode ser seco ou fresco. Tem cheiro de cerveja, e não poderia ser outro, já que a cerveja é fermentada. :P Eu considero o fermento biológico o mais delicado dos dois. Primeiro, deve-se deixar ele reagir (fermentar) imerso num líquido morno, seja água, seja leite; Lembrando, morno. Se por ventura este líquido estiver quente demais: Adeus Tia Chica! Teu pão vai ficar abatumado (termo horrível! Assim como o estado do teu pão!). Segundo, deve-se acrescer a esta prévia fermentação açúcar! Ahaaam. E por último, mas não menos importante, todo esse processo deve acontecer dentro de um buraquinho na farinha. Como assim? Coloque a farinha numa vasilha e abra um buraco do meio de tudo. Mechendo em círculos, aos poucos, misture a farinha à mistura fermentada. O segredo é deixar o líquido ali no meinho por uns cinco minutinhos. Dicas de mamãe Marta!

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo;
1 gema;
1 ovo;
1 colher de sopa bem cheia de margarina ou manteiga;
3 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de fermento biológico seco;
1,5 xícara de leite morno.

Modo:

Coloque a farinha peneirada numa vasilha e abra um buraco no meio, como se fosse um vulcão. Neste buraco acresça o açucar o fermento e o leite, misturando só esses ingredientes, delicadamente. Deixe descansar por uns cinco minutinhos. Com movimentos circulares misture tudo, aos poucos. A massa deve ficar bem molhada, a ponto de bater, pois é um pão batido. Bata bem com o auxílio de uma colher por uns cinco minutos. Coloque um filme em torno no recipiente e deixe descansar por uma hora. Bata novamente por cinco minutos, e deixe descansar por mais uma hora.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte uma forme quadrada, ou use papel manteiga. Pincele a superfície da massa com a gema.
Leve ao forno por 40 minutos, diminuindo a temperatura nos últimos dez minutos finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário