Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Trufão da Cris (Torta trufa de chocolate com mousse de maracujá)

Ir a Porto Alegre é sempre maravilhoso. Rever a família e os amigos é muito gostoso. Mas ficar na casa da Enelise, não tem preço! Ela sempre me empolga a fazer coisas deliciosas. Começando pela clássica visita ao Mercado Público, cujo prazer que sinto é indescritível. Aquele cheiro, os temperos...nossa, é muito envolvente. A casa da Ene está sempre cheia de visitas, e isso me deixa ainda mais empolgada, pois tenho muitos degustadores para experimentar e avaliar minhas receitas. Meu maior prazer é ver as pessoas se deliciando com o que preparei.
Este doce me surpreendeu! Pensei que seu preparo fosse dificílimo, mas nada disso. E assim, surpreendente, espero que seja contigo também!

Massa:
1 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de cacau em pó
¼ de xícara de açúcar
½ colher das de chá de sal
8 colheres de sopa de manteiga sem sal*
1 gema de ovo
1 a 2 colheres das de sopa de água gelada

Modo de preparar a massa:
Em uma tigela, junte a farinha, o cacau em pó, o açúcar e o sal e misture até obter um pó homogêneo e sem bolinhas. Junte a manteiga e misture com as mãos até que fique parecendo terra. Junte então a gema e a água gelada que vão dar a liga da massa. Espalhe a massa pelo fundo e lateral de uma forma de fundo falso. Leve ao forno médio por aproximadamente 10 minutos (até começar a cheirar, levantar um pouco da forma e ficar com um aspecto seco). Coloque apenas a massa sobre um prato e deixe esfriar, enquanto você prepara os recheios.

1º Recheio:
1 latas de creme de leite sem o soro
2 colheres de sopa de manteiga sem sal*
100g de chocolate ao leite
100g de chocolate meio amargo
2 colheres das de sopa de licor

Preparo do recheio:
Em banho maria coloque o creme de leite sem soro e a manteiga. Mexa sem parar até que a manteiga esteja totalmente derretida e o creme de leite bem aquecido (não pare de mexer e nem deixe ferver!).
Desligue o fogo, acrescente o chocolate picado ou ralado e siga mexendo até que este fique totalmente derretido, ficando uma mistura homogênea. Acrescente o licor e siga mexendo para misturar bem. Ainda morno derrame o recheio na massa e leve ao refrigerador, enquanto você preparo o mousse de maracujá.

2º Recheio:
1 pacote de gelatina de maracujá
50ml de água morna ou fervente
1 maracujá (só a polpa - óbvio!hahaha)
1 lata de creme de leite**
1 lata de leite condensado

Preparo do mousse:
Dissolva a gelatina na água, deixe esfriar um pouco e acresça a polpa do maracujá, com semente e tudo. Bater no liquidificador esta mistura com o creme de leite e o leite condensado. Prontinho! Derrame sobre o outro recheio. Raspe chocolate por cima do mousse, a fim de enfeitar. Leve a geladeira!


Observações:
* A diferença que existe entre margarina e manteiga é a quantidade de gordura, ou seja lipídeos. Na hora de escolher margarina para uso culinário, prefira as que mencionem 80% lípideos, ou até mais.
** O uso de creme de leite com ou sem soro é opcional, visto que para mousse a densidade mais leve não afeta o resultado, principalmente porque estamos usando gelatina.

Um comentário: