Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Receita de Açorda Florianopolitana de mariscos

Ingredientes:

150ml de leite
100ml de azeite de oliva
50ml de creme de leite
1 cebola roxa picada finamente
5 dentes de alho picados finamente
Muito coentro
Sal a gosto
1 pão italiano
2 ovos batidos
1 ou 2 filés de merluza (já temperados com limão!)
200g de camarão com casca


Modo de preparo:

Retire a casca do pão, rasgue-o em pequenos pedaços. Sobre o pão picado adicione o leite e metade do azeite de oliva, metade do alho, muito coentro (para temperar), o sal e uma colher de cebola. Deixe na geladeira tampado por meia hora. Ao retirar da geladeira, esfarele essa mistura com os dedos e com um garfo, até que o pão se desmanche bem.

Numa panela funda, coloque um fio de azeite de soja e frite o alho e a cebola, depois adicione o filé de merluza. Quando o filé estiver quase pronto, adicione o camarão. Deixe o camarão por cinco minutos e retire-os. (Quando o camarão fica rosadinho, já está pronto. Mais tempo no fogo fica duro ou esfarelento). Reserve-os para enfiar o prato.

Na panela em que estamos fritando os filés e o camarão (que já não estará mais lá dentro) adicionamos a mistura do pão e vamos mexer bem, até virar um pirão. Coloque o restante do azeite de oliva e deixe no fogo por cinco minutos, mexendo bem para não grudar no fundo.
Desligue o fogo; adicione o creme de leite; depois, coloque numa travessa; enfeite com o camarão; sirva quentinho, regado a muito azeite de oliva e uma boa pimenta, talvez uma não, mas uns dois ou três tipos de pimenta seja perfeito...hahaha

Quéix quéix, não quéix, diz!
Taix tolo, ôxi ôxi ôxi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário